Do latim umbilicu ao bom português umbigo


Resolvi, num momentâneo lapso de razão, que quero falar dos umbigos. Não que isso aqui seja uma manifesto a favor dos elos maternos, tão desprezados, mas antes é um manifesto das belezas do corpo feminino.
Tem coisa mais graciosa que um umbiguinho perfeitamente centrado, a mais ou menos um palmo e meio abaixo da concavidade do encontro das costelas e ainda deixando espaço para a tentadora região limítrofe entre o ventre e as volúpias? É ingênuo, descompromissado, irredutível, genuíno e intenso. Mas é também símbolo e destaque da simetria, da boa ventura e da perfeição da mulher.
Assim como disse Vinícius na sua Receita de mulher, nádegas e olhos são coisas de extrema importância. Mas o mais essencial ingrediente recomendado pelo poetinha é a hipótese de uma barriga. É claro, as muito magras têm lá seus méritos, mas não há nada mais sensual que uma barriguinha insinuante; ela é, ao mesmo tempo, convite a um colo terno e passeio irresistível às pontas dos dedos, com todas as curvas desembocando no centro.
Com a mesma urgência, talvez, de um umbigo bem desenhado, um sorriso se faz necessário. Mas ele tem de ser cheio de mistérios, como se não se entregasse de todo facilmente. Ele tem de ser motivo de incessantes esforços, de constantes provas de merecimento, e tem de estar presente ao fim de cada choro bobo.
Realmente, o sorriso figura como um apêndice, um coadjuvante, apesar de ser, na verdade, a janela da alma. É segundo plano aqui nesse manifesto das belezas, mas é protagonista nos mais constantes casos, sobretudo quando ela sorri e te faz sorrir, um riso alegre, simples, o mais bem sorrido.
Ah, mas umbigos merecem beijos, merecem sopros, merecem cócegas e minutos e mais minutos de olhar fixo e riso indecente na cara. Demandam todo o cuidado e carinho no tato e muito respeito, pois são mais íntimos que muita coisa. Dentre tantas outras partes do corpo de mulher, elejo o umbigo como a mais engraçadinha, amável e cativante.
Meus parabéns às donas de belos umbigos e, em especial, àquela que não me deixou outra saída senão escrever esse texto. 

3 comentários:

  1. É estranho pensar que, se fosse possível, partindo desse ponto de vista, os médicos das maternidades deveriam ter um curso de Artes plásticas & Pintura para poder, com maestria, fazer o corte do cordão umbilical afim de proporcionar a mulher um belo umbigo.

    ResponderExcluir
  2. engraçado como você tem razão. Os umbigos são mesmo importantes. E, na minha opinião, mais importante ainda deve ser qualquer um que acabe sendo merecedor, ou talvez simplesmente amigo, de um umbigo.As garotas se deixam ser abraçadas, beijadas, acarinhadas, mas não é qualquer um que acaba sendo íntimo, ou importante o bastante para sentir um umbigo.;sorte daqueles que, ganham também com um sorriso,o direito de terem conhecido e serem conhecidos pelo umbigo de uma mulher.

    ResponderExcluir
  3. os umbigos devem mesmo ser respeitados ! imagina roubar um beijo no umbigo, inconcebível! kkk
    como sempre, escreveu coisas lindas : ) tirando é claro, algumas citações mas, relevo kkkkkk

    ResponderExcluir