Mangueiras e sirenes contra a imundice do mundo


Todos, inevitavelmente, devem ter visto, mesmo que de relance, algo sobre a greve dos bombeiros do Rio de Janeiro. Mais de dois mil funcionários do Corpo de Bombeiros invadiram o quartel central da corporação, na Praça da República, na noite desta sexta-feira (3), de acordo com a Polícia Militar. Eles foram às ruas para reivindicar aumento de salário e melhores condições de trabalho. O Batalhão de Choque foi acionado e, depois de muita baderna, a multidão foi contida. Foram decretadas prisões e o ilustre senhor Sérgio Cabral, governador do Rio, não economizou nas adjetivações amigáveis: “Vândalos e irresponsáveis, é isso que eles são”.
As prisões seriam validas porque, ao contrário de qualquer outro profissional, o bombeiro, que é um militar, não tem direito a greve e sindicalização. Algum artigo do Código Penal Militar prevê que qualquer manifestação dessa natureza (greve e afins) é caracterizada como motim e deve ser punida criminalmente. O interessante nesse ponto é lembrar que tais regimentos foram obra dos nossos queridos generais da ditadura em seus diversos Atos Institucionais.
Tudo bem, lei e lei e deverá ser cumprida até que outra lei a suceda. Mas a indignação aqui (ênfase na minha cara de indignado) não é com as prisões, talvez nem com a truculência das forças repressivas e nem com a boquinha imprudente do governador. A indignação é com a realidade de um bombeiro: se temos algo de semelhante a heróis mascarados, são eles! Não são os cartolas de sorrisos lustrosos que têm vários minutos de propaganda gratuita na televisão; apesar de tentarem, com todos os artifícios da demagogia e da retórica de merda pura, eles não têm nada de heróis, nada de altruístas e nem mesmo nada da elegância de um mascarado.
Se todos concordam com o parágrafo aí de cima (e duvido que alguém discorde, além dos malditos trolls de sempre), todos devem também estar se perguntando por que é que um bombeiro precisa se tornar um criminoso para conseguir melhores condições de vida, enquanto o senado não pestaneja nem sequer uma vez antes de aumentar em mais de sessenta por cento os vencimentos dos seus próprios integrantes!
Logo os bombeiros, homens que estão para salvar vidas, evitar tragédias, oferecer ajuda a quem quer que precise dela, logos eles são relegados a viver com um salário muitas vezes menor que o de um servente de pedreiro (não ofendam-se, serventes, atentem-se à linha de raciocínio). Homens que arriscam as suas vidas diariamente e, ao chegar aos lares, não têm condições de dar uma boa vida, uma que esteja à altura dos heróis que são, às suas famílias.
Portanto, senhor Sérgio Cabral, o irresponsável é o infeliz que não dá a remuneração devida a um dos setores mais importantes da sociedade. Irresponsável não é o sujeito que luta por uma vida melhor e que, numa situação que quer ver acontecer, viria acudir o senhor e sua família em qualquer espécie de acidente.

 Re: Greve dos bombeiros continua no RJ

2 comentários:

  1. O salário de quem não faz nada pra melhorar o país tem que ser maior do que dos nossos heróis!
    Se os políticos ganharem menos, serão obrigados a trabalhar pelo bem do povo e do país, daí não é bom pra eles de qualquer jeito! :S

    Que merda!

    ResponderExcluir
  2. Todas as profissões que salva vida , molda mentes estão ficando abandonadas , seja professores , policiais e bombeiros, e uma GRANDE MERDA que estamos passando !sem argumentação calada pela indignação !

    ResponderExcluir