E nós nem notamos que o tempo passava


Enfim, depois de tanto erro passado 
Tantas retaliações, tanto perigo 
Eis que ressurge noutro o velho amigo 
Nunca perdido, sempre reencontrado.

                                   Vinicius de Moraes, Soneto do amigo


Pois bem, Vinicius tem razão, como sempre a teve, e como haveria de não a ter? Amizade é algo que nem a água e toda a eternidade à sua disposição conseguem penetrar, ou o vento e esses tais chamados agentes exógenos, todos eles tornam-se fraquinhos e impotentes perto da dureza da amizade. Dureza essa que só perde para o diamante (não em beleza, é bom que se diga, em beleza se equivalem). É a lei da impenetrabilidade de uma amizade verdadeira.
Eu já perdi alguns amigos, reencontrei uns outros, quem é que nunca teve dúvidas? Mas acho que pode ser dito que não é possível perder um amigo de verdade; ele fica por aí, alheio aos intensos trabalhos da natureza, que conspira com todas as ferramentas de que dispõe para pôr em pontos iguais dois pares de coordenadas e abscissas.
Isso quer dizer que, algum dia quente como quente pode ser, quando você estiver andando pela esquina do seu escritório e resolver comprar um jornal e o semáforo se mostrar vermelho e uma fila razoavelmente grande de carros for se espremendo à sua frente e, num deles, através da janela do motorista aberta, flutuar o refrão de uma música que te lembra de tempos passados, de uma banda tão antiga que nem existe mais e de alguém; esse alguém pode estar ali, a poucos passos de você, na mais curta distância que os trabalhos da natureza puderam propiciar. E talvez seus olhares nem se alcancem, mas, se acontecer de se alcançarem, seu ritmo cardíaco pode aumentar um pouquinho e sua mão pode se apertar em torno do jornal (desinteressante) amassado; lá, por poucos segundos, vai esvaindo-se a chance de ter de volta o amigo, de ter de volta amor, sorriso e vida, vida de verdade.
Não me arrisco a dizer que sei qual é o objetivo final da vida, quais são os combustíveis essenciais do homem, por isso também não me arrisco a dizer que nada disso existe. Mas, se me fosse exigido dar um palpite, eu responderia com a primeira das coisas que me vêm à cabeça: amizade. Não necessariamente a amizade, mas qualquer tipo de afeto sincero. Alguém tem coragem de dizer que existe algo que valha mais que isso? Digo, olhando bem lá de cima.
Porque eu posso dizer que vamos ser amigos.




2 comentários:

  1. é um amor que nunca morre, que o tempo nao apaga da memória, e nao importa o que aconteça, nada mesmo! há algo por trás disso que conseque ser, por uma lado, muito belo.

    ResponderExcluir
  2. Ninguém existe de verdade sem um grande amigo, nem é feliz por completo sem ter um, mesmo sendo muito diferentes eles são essenciais em nossas vidas.Só os envolvidos sabem o que cada um significa para o outro, as vezes são mais importantes que familiares. A amizade é linda quando sincera e correspondida na mesma intensidade.

    ResponderExcluir