"Japonês é tudo igual !"

Esse post vai ser um festival de perguntas retórias
       Quem nunca ouviu a frase que nomeia este post? Quem nunca confundiu Coreano, Chinês e Japonês devido a suas fisionomias?  A resposta pode facilmente ser "eu não" se você for um oriental, ou convive, conviveu ou descende de um dos mesmos, mas na grande maioria dos ocidentais a confusão é quase que certa, apesar que tal confusão para eles pode resultar em morte, devido a grande rivalidade que existe entre eles por consequencia de guerras e conflitos passados (e alguns atuais), mas a morte não me interessa nesse instante...
       "Não dá para diferenciar esses orientais...". Mas e nós, os ocidentais. Não somos nós que somos todos iguais? Essa última frase é um pouco complicada, por isso vou idealizar um pouco para chegar no meu propósito.
Imagine um mundo onde não tenha havido uma globalização, não nos portamos nos moldes norte-americanos e/ou europeus e nem utilizamos vestimentas (nem roupas nem acessórios), ou seja, vamos apenas pelas aparências fisiológicas.
       Quantas vezes você já não confundiu uma pessoa estranha pensando ser um amigo ou alguém conhecido? Quantas vezes você já não comparou uma pessoa com a outra por serem tão parecidos? Quantas vezes você não ficou em dúvida sobre quem era a pessoa enquanto ela estava de costas para você? Quantos elefantes você viu hoje?
       Bem, acho que deu pra perceber que não somos tão diferentes assim uns dos outros quanto pensamos ser além dos orientais entre si, apenas estamos acostumados a conviver com tal semelhança e procuramos traços que diferenciem uma pessoa da outra, por isso muitas das vezes é necessário você ver uma pessoa na cara para reconhecê-la, ou por um hábito ou vestimenta em determinado local. Você ainda se vê capaz de falar que todos os orientais são iguais? Que "japonês é tudo igual"? Espero que sim!
       Não só os "japoneses" etc, que são "todos iguais", mas sim toda a humanidade. Em geral, os humanos são todos igualmente parecidos, diferenciados apenas pelo tom da pele e pelas regiões do planeta (quando muito destanciadas). Imagino que quando um E.T. nos visitar, mal saberá diferenciar quem é quem nesse mundo de iguais. Pena uns serem mais iguais que os outros...

       aqueles que tentam ser diferentes demais do habitual são considerado bizarros, estranhos e, às vezes, monstruosidades, ou seja, o mundo te enquadra para serem parecidos.
Que bom que ainda temos as vestimentas para ajudarmos a nos diferenciar, cada um pelo seu estilo (tanto que quando alguém muda seu estilo, fica quase irreconhecivel para os outros... uashsuhsauhsuas).  =P

Nenhum comentário:

Postar um comentário