Os melhores - Das quatro cordas

                                     

          Listas de melhores são sempre polêmicas. E não é segredo pra ninguém que é exatamente por esse motivo que continuamos a fazê-las e postá-las em nossos blogs (\o/). Quando fiz minha lista de Melhores bateristas, disse que eles eram os componentes mais marginalizados de qualquer banda (ainda mais hoje em dia, porque qualquer músico que queira encher o cu de dinheiro se preze tem que saber dar uma dançadinha e fazer  uma ceninha, isso é meio difícil para bateristas, não?) Mas os baixistas não ficam muito atrás, não. Já ouvi muita gente dizer que baixo é bem dispensável. Bem, dispensável é a opinião dessas pessoas.
          Então lá vai a minha lista dos dez melhores baixistas do rock and roll.

10  Steve Harris - Baixista e principal compositor do Iron Maiden, banda que fundou. Antes de procurar por qualquer vídeo do Steve tocando, procure fotos da sua deliciosa talentosa filha, Lauren Harris.

09 Shavo Odadjian - O cara careca, magrelão e com a barbinha mais estilosa do metal. Toca (isso mesmo, TOCA, e não mais tocava) no System o of a down.

08 Lemmy Kilmister - Conhece alguém com uma cara de mal pior que a do Lemmy? E nem só por isso ele ganha a oitava posição, mas também por ser um dos responsáveis por hinos como Ace of Spades e Hellraiser.

07 Jaco Pastorius - Apesar de não ter relação com o rock, é quase unânime considerar esse cara como um dos mais talentosos baixistas de todos os tempos.

06 John Paul Jones - Um dos quatro gigantes do Led Zeppelin, JPJ é multi-instrumentista com louvor. O seu maior mérito, e isso ninguém pode negar, era ser capaz de acompanhar a batida da insana bateria do Bonzo.



05 Roger Waters - Baixista e frontman (por um bom tempo, até que o ego disse oi) do Pink Floyd. Waters, além de interessantes linhas de baixo, tem na conta uma obra que dificilmente pode ser comparada com a de outros. Dark Side e The Wall e, na verdade, não é preciso dizer mais nada.

04 Flea - Baixista do Red Hot, tem a alma repleta de funk e honra a categoria dos que são muito rápidos e não usam palhetas.

03 John Entwistle - Baixista do Who, Entwistle é o que eu chamaria de estandarte na defesa do instrumento. Ouvindo o trabalho da banda no fim da década de sessenta, é fácil perceber como o baixo preenchia cada nota.

02 Cliff Burton - Se eu fosse escolher simplesmente pela minha admiração, Cliff seria o primeiro. E seria o segundo e também talvez o terceiro. A sua morte antes da explosão mundial da banda (Metallica) foi uma das maiores sacanagens da história. Mas, pelo menos, ele caiu atirando.

01 Paul McCartney - Não há muito o que se introduzir sobre Sir Paul. O primeiro lugar se deve à sua influência na história da música, nem tanto pela técnica; mas, ainda assim, suas composições eram extremamente melódicas e muito importantes para a música dos Fab Four. Quem não conhece o seu Höfner? Qualquer um, ao ver aquele baixo parecido com um violino, lembra do compositor de Yesterday e Hey Jude.
O maior baixista de todos os tempos, Sir Paul McCartney.



          Tudo bem, o título é muito pobre e muitos podem até achar estúpido, já que baixos não são feitos só com quatro cordas... Mas a questão é que eu não consegui achar um outro que se relacionasse ao instrumento sem citá-lo diretamente.

10 comentários:

  1. Sim, existem baixos de mais de quatro cordas, mas baixo de macho é o que tem Quatro Cordas (brincadeira, não se ofendam, baixistas de 5,6 e 12 corda)

    Fiquei deverasmente admirado por você ter posto o Roger Waters à frente de John Paul Jones.

    Ps: Só achei a escolha do Video do Waters um pco equivocada T.T, acho que algum video dele tocando Money, ou a performace de Echoes do pomppei mostram mais as habilidades dele.

    ResponderExcluir
  2. Cada um tem a sua lista com os seus músicos preferidos. Na minha lista eu colocaria entre os cinco primeiros: André Gomes (Cheiro de Vida), Charles Mingus, Tony Levin, e em primeiro Jaco Pastorius.

    ResponderExcluir
  3. isso e brincadeira, gosto do shavo mais ele e melhor que o steve harris??
    ta zuando...
    e desde quando paul mc cartney e o melhor baixista do mundo??

    ResponderExcluir
  4. desde quando roger waters e melhor que john paul jones??

    ResponderExcluir
  5. Desde quando eu não sei, viu, maas, manifestações acaloradas à parte, isso é só a minha opinião e ela nem deve ser levada muito a sério.

    ResponderExcluir
  6. Lista de lixo! Kd o Sid Vicious??? O Flea em 4º???era pra ser primeiro!!! e o paul nao era melhor do q nenhum desses kras ai,ele apenas dava pra o gasto,mas em outros instrumentos ele espanca!!!

    ResponderExcluir
  7. Sid Vicious em uma lista dos 10 melhores ? Nem fodendo, com três acordes ele não ficaria na lista nem dos 500 melhores.

    ResponderExcluir
  8. ah meu fala sério vai,vc ta precisando
    estudar mais sobre os melhores baixistas
    de todos os tempos,
    Paul? isso é piada né velho?
    kkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  9. é valido você não concordar com a visão do nosso redator, mas é ignorância dizer que ele precisa estudar mais. Talvez você precise estudar mais para aprender a ler, pobre anônimo, e voltar nesse post depois para ler os argumentos utilizados para conferir ao Paul o primeiro lugar, que alías, são argumentos extremamente válidos, mesmo você não entrando em concordância com eles.

    ResponderExcluir