“Deus”, a muleta


Entenda que coloquei “Deus” (entre aspas), pois estou opinando não sobre ele, mas sim sobre a postura de alguns em relação a ele.
----------------------------------------------------------

                Quantas vezes, nas mais diversas situações, você não proferiu ou ouviu a expressão “Deus sabe o que faz”? Poxa vida, eu tenho muita dó de Deus, diversas vezes acusado injustamente. Morre alguém? Deus sabe o que faz. Você bomba em uma prova de vestibular? Deus sabe o que faz. Você tem uma prisão intestinal? Deus sabe o que faz. As pessoas deveriam parar de escorar os problemas do mundo em Deus. Em vez de assumirmos o fato de que a pessoa não passou no vestibular por estar em um dia ruim ou, na hipótese mais certa, não ter se preparado direito, ficamos ai a colocar culpa no pobre e velho Deus; em vez de assumirmos que o acidente de carro é, muitas vezes, imprudência de algum dos envolvidos (ou de todos), ficamos ai a sacanear com o Criador. Poxa, tenhamos a hombridade, a decência, de assumirmos os nossos erros.
                Mas não é só nesse caso que usamos Deus como muleta, a nossa preguiça, o nosso medo de seguir em frente com nossas próprias pernas, nos faz achar que Deus é obrigado a ouvir os mais absurdos pedidos. “Deus, por favor, me faça emagrecer”, “Deus, por favor, me faça tirar dez na prova amanhã, eu não estudei porra alguma, mas tenho fé na sua ajuda”, “Deus, me faça, por favor, perder a virgindade com aquela menina gostosa que está sentada no banco da frente aqui na igreja”. É cada pedido que, além de ridículo, é extremamente egoísta. PORRA, ser humano, tenha mais FÉ em si próprio.
Vamos lá, caro leitor, se coloque na posição de Pai (que é o que Deus é para nós). Agora imagine: Você dá todos os alicerces para seu filho crecer (no caso, Deus nos deu a razão, o livre arbítrio, essas coisas) e ele cresce, mas não sai de baixo das suas asas, você quer um filho assim? Nenhum pai quer um ENCOSTO como filho. Eu até imagino Deus ouvindo as orações e as comentando: “Porra, meu filho, pra que foi que eu te dei Razão? Pra você ficar ai choramingando? Levanta-te e anda! Vá atrás das soluções! Eu já te dei a vara, agora se vira e pesca!”. Estou sendo claro no meu ponto de vista? Quer emagrecer? Tenha o mínimo de bom senso, vá a procura de um nutricionista e faça exercícios. Quer tirar nota na prova? Então preste atenção na porra da aula. Quer perder a virgindade com a menina gostosa?Eu nem preciso dizer como você deve proceder nessa.
“Ah, Ian, mas ter fé é muito importante”. Concordo, algumas pessoas precisam de fé, isso não é geral, mas faz bem, realmente concordo, MAS TENHA UM POUCO DE FÉ EM SÍ PRÓPRIO TAMBÉM, e não fique jogando as burrices da humanidade na conta de Deus, nada tem a ver Deus com acidentes ou assassinatos, nem com notas ruins ou infelicidades pessoais, isso é tudo culpa do Ser Humano. Tenhamos brio na cara para assumir.
Você realmente acha que ficar rezando até ferir os joelhos dentro de uma igreja, que muito provavelmente está lhe vendo como cliente, vai fazer Deus lhe conceder as coisas? Realmente acha isso? Se você gosta do ambiente eclesiástico, ok, agora nada me convence que essas “rezas” e “pedidos” valem mais que ações. É ilógico, por todos os motivos que já citei acima.
Tem mais uma coisa, muito do que se pede pra Deus (considerando que ele possa atender os pedidos) ele jamais atenderia, pois muitas vezes as pessoas esquecem que o Livre arbítrio acarreta uma série de restrições... Foda-se, eu também não vou ficar dando uma aula sobre isso, você que lê esse blog, assim espero, tem o mínimo de bom senso para entender isso: não tem como, por exemplo, Deus atender um pedido do tipo “faça ela aceitar o encontro comigo, senhor”.
Whatever. Acho que já disse isso uma vez, mas não custa repetir “De Deus e seus milagres, nada se tem dito se não histórias”
------------------------------------------------------------------------------------
Ps: Leia meu post "E se Jesus viesse hoje?"

PPs: Comentem!

Um comentário: