Tópico Tecnico

       Ao falar sobre Karl Marx e Lênin logo pensam, ou deveriam pensar, em socialismo; e ao falar de socialismo, muitos relacionam a palavra comunismo, e infelizmente a grande maioria associa, também, como sendo algo negativo, ruim e fracassado...


Bem, como o título promete, esta vai ser uma postagem mais técnica que falará, conceitualmente, os ideais básicos² socialistas, comunistas, anarquistas e, consequentemente, um pouco de capitalismo...


       Já pensou um mundo sem guerras? Um mundo sem ditaduras, repressão ou terrorismo. Onde todos respeitassem as diferenças, sendo elas religiosas, cor de pele, escolha sexual ou outra qualquer. Um lugar 

em que não houvesse disputa de territórios e onde o direito de Ir e Vir fosse a nível mundial. Bem, caros leitores, este é o pensamento básico (elevado ao quadrado), das pessoas que idealizaram o Comunismo.
       O Comunismo é simplesmente, no seu mais básico, uma utopia* que idealiza a existência de só um estado-nação, só um país no mundo. Melhor dizendo, o Comunismo prega a união da humanidade, em que não houvesse países ou fronteiras, apenas o Território Terra e seus habitantes terraquios, onde não houvesse hierarquia, alguém no comando ou algo do tipo.
       Penso que todos já sonharam com um mundo assim..., pelo menos eu quando criança até rezava pra que o mundo fosse assim. Pena que o Comunismo é algo do Capeta!
       Se prestar bem atenção sobre o que é Comunismo, você perceberá que não haverá mais impérios e lucro financeiro (de papel-moeda), isso significaria acabar com o maior império da época: os Estados Unidos da América. Logo, não querendo peder seu império os EUA começaram uma propaganda perante todo o mundo falando da "Ameaça Vermelha" e fazendo a cabeça do povo, falando que "o Comunismo não é de Deus", "essa ideia veio das profundezas do inferno",etc. Infelizmente essa ideia passada pelos norte-americanos sobre o Comunismo ficou em nossas cabeças.

       Mas caro leitor, você sabe que coisas grandiosas não são feitas do dia para noite... Bem, na verdade teve algumas pessoas que acharam que isso era possível, e eis que surgiu o Anarquismo.
       Hoje em dia temos como conotação para a palavra Anarquismo como sendo Bagunça, Desordem e Caos, o que é devido a maldita propaganda que os EUA fizeram.
              Mas neste caso, penso que parte disto deveria ocorrer mesmo, pois pense bem o tanto que isso é uma ideia de girico: Um dia você é capitalista e de repente você é Anarquista, vivendo sem governante, impostos ou leis. Isso deveria dar uma zona do cão, mas o que eu penso não vem ao caso...
       Em suma, o Anarquismo é a aplicação direta do Comunismo sem um passo intermediario, o qual todos vivem sua vida sem interferir na vida alheia, até que isso se estabeleça por todo o globo, e eis o Comunismo. Sinceramente caro leitor, você acha mesmo que isso daria certo? Bem, resumindo a ópera: Não deu!
       Mas a nível de curiosidade: Raul Seixas tentou aplicar o Anarquismo no Brasil, o qual ele, em uma big chácara ia criar a SOCIEDADE ALTERNATIVA, um local de convivência politicamente Anarquista, e pra isto ele fez até a música Sociedade Alternativa ("Faça o que tú querés, há de ser tudo da lei!" — A lei é viver e ser feliz, mas só não atrapalhe a vida do outro), talvez agora a música faça um pouco mais de sentido pra você... Pois na lei em que você é regido você não pode fazer tudo o que quiser... uashushaushsauhuas
Porém antes de inaugurar a SOCIEDADE ALTERNATIVA Raul Seixas foi exilado (mas antes torturado) e em seu exílio ele conheceu John Lennon, mas isso já é outra história.

       Depois do "complicado" conceito Comunista idealizado, eis que surge Karl Marx que pega este ideal e planeja o COMO implantar o Comunismo no mundo, e eis que surge o Socialismo, como sendo uma fase intermediária entre o mundo Capitalista e o mundo Comunista. Lembrando que teve os "porra loca" que acharam que o Socialismo era besteira e fizeram o Anarquismo...
       Então, aproveitando a situação da Rússia na época, que estava passando por uma Revolução, e estava frágil, foi levado para lá o ideal Socialista para ser implantado, e para isto foi distribuído para toda a população O MANIFESTO COMUNISTA que é nada mais que um guia prático de como implantar o Socialismo com a ajuda do povo, para que num futuro o mundo se torne Comunista.
       A Rússia vira Socialista, porém os idealizadores bem intencionados morreram, e chega ao poder Stalin (lembrando que eu estou falando o básico e reforçando aquilo que gera confusão ou é pouco destacado...).
       Em 1922 surgi a URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas).
       Stalin, ao contrário dos outros que antecederam ele, era um ditador (que matou muuuuiiitoooos para conseguir o que queria) e queria espalhar o Socialismo a força e por ajudar na 2ª Guerra Mundial, ganhou o Leste Europeu como área de influência. Aproveitando-se disso Stalin obrigou os países do leste europeu a virarem Socialistas, pois para Stalin ele estava fazendo o melhor para o povo, já que o povo não sabia o que era o melhor pra eles.
       Ao meu ver Stalin tinha boas intenções, só que não soube ser diplomático. Ele deveria tentar fazer com que os países adotarem o Socialismo por vontade própria e não por obrigação... Porém minha opinião não vale de muito.
       Depois disto, convenceram a China e depois a Cuba a se juntarem a causa Socialista, e a China por sua vez, sendo muito influente na Ásia, fez com que outros adotassem o Socialismo também.
       Temos a Guerra Fria! Capitalistas v.s. Socialistas! EUA v.s. URSS!
       Essa foi uma disputa muito tensa e acirrada, o qual não daria pra prever que ganharia ou perderia, porém sabemos que o Socialistas perderam, porém perderam por um único erro. Não fizeram a 3ª Revolução Industrial.
       Enquanto os EUA fizeram sua 3ª Revolução Industrial, os Socialistas ficaram apenas investindo em armas concentrando-se apenas na Guerra devido a dificuldade, e esqueceu de seu povo por um curto periodo de tempo, o suficiente para gerar revoltas populares internas e acabar com a URSS.
       Daí que você tem aquela idéia de que o Socialismo é ruim para seu povo, o qual não fazer melhorar e desenvolver tecnologia, pois esse foi o maior motivo pra queda do muro de Berlim, pois a diferença tecnológica entre cada lado começou a ser gritante, passando a idéia de que a URSS é pobre e que o Capitalismo é melhor por desenvolver tecnologicmente. Mas como eu disse, o grande erro foi não terem feito a 3ª Rev. Industrial.

       Com isso a Guerra Fria acaba com a queda do muro de Berlim em 1989 e a URSS acaba em 1991. Sobrando hoje poucos países Socialistas e por nenhum país ser auto-sustentável e precisar dos outros, eles são obrigados a estabelecer comércio e politicas capitalistas para sobreviverem. Por isso hoje, sem dúvida alguma podemos falar que o mundo É CAPITALISTA.

Mas vejam, NÃO É SÓ PORQUE UMA IDÉIA FALHOU NA PRIMEIRA TENTATIVA, QUE ELA SEJA UMA MÁ IDÉIA.

-----------
* Utopia, ao contrário do que muitos pensam, não é "algo impossível de ser realizado", o real significado de utopia é "sonho/ideal possivel de ser realizado, porém de dificil conclusão".
-----------

Pode até parecer engraçado, mas muitos acham que a humanidade só vai conseguir se unir de verdade e ignorar todas estas minimas diferenças que existem entre nós, só quando tivermos todos um inimigo em comum e sob ameaça de morte certa, como uma invasão alienigena...

O que nos resta fazer como bons brasileiros que somos é esperar pra ver como é que vai terminar esta bagaça...

Nenhum comentário:

Postar um comentário