Das frivolidades nos meus bolsos vazios


Eu sei que sou repetitivo, sim, desculpem-me os pouquíssimos que leem o que escrevo; sei que sou repetitivo e sei também que nem o tema repetido é interessante e nem agrada a quem quer que esteja aí do outro lado. Mas, em minha defesa, não há nada mais na minha vida do que a falta de coisas. Não posso começar a escrever mentiras disparatadas, falar de amores fáceis e bem resolvidos, de bocas escancaradas e cheias de dentes donde saem risos e não gritos de desgraça, de contentamentos, enfim.
E esse é o problema mor dos problemas existentes, se é que problemas há: a frivolidade de tudo, tudo, até dos primordiais direitos que assistem ao homem; não sobra pedra sobre pedra dos antigos palacetes do deleite humano. Bem, pelo menos para mim; se nada do que leu acima chega perto da realidade do atento leitor, que me desculpe a confidência e que passe adiante com os seus risinhos – justificadíssimos – de escárnio causados pela minha miséria tola.
Tudo são coisas pequenas, tudo são frivolidades. Onde é que vamos parar, posto que não já paramos, antes de nos trazerem espelhos e virmos um mundo doente? Mas isso também é uma frivolidade da minha parte, não sou ninguém que devia ficar a filosofar a respeito dos rumos de todos nós; devia ocupar-me das coisas essenciais, de estudar o bastante para poder estudar mais um pouco numa universidade, de arrumar um diploma para ostentar num curriculum – frívolo, frívolo – e poder, finalmente, ver-me empregado. E depois? Depois, com os salários devidos de alguém estudado, comprar tudo aquilo que me disseram ser o meu próprio sonho. E, quem sabe, ter um filho. Cena mais linda entre todas as cenas é essa: a natureza, primórdio de tudo, que se multiplica! Mas o que mais se multiplica senão as frivolidades? Não, não estou certo de que quero ser o vil responsabilizado por colocar mais uma pessoa dentro da ilusão do tudo e na crueza mascarada do nada.
Também não quero viver a vida dos outros, quero viver a minha. E aí mesmo está mais uma das babaquices do mundo: visto que todos vêm do nada e para o nada retornam (do pó vieste e ao pó retornarás!), não há uma singela existência para cada ser miserável, há só uma, e ela é tão chata. Não pedi para nascer, nasci; não pedi para morrer, morrerei. Que sorte, não, que fortuna é essa, meus companheiros do nascer e morrer sem ser perguntado?

Nenhum comentário:

Postar um comentário