Fofoca


A comunicação, sem dúvidas, foi uma das características evolutivas mais importantes para o ser humano, sendo essa fundamental para a formação de uma sociedade. A partir deste agrupamento, era essencial saber uns sobre os outros, em que tais informações contribuiriam para o desenvolvimento da comunidade. O que provavelmente nos levou ao topo, como sendo os animais dominantes desta era terrestre, hoje é visto como algo negativo, denominado de “fofoca”; algo no mínimo irônico.
Talvez seja por isso que mesmo a fofoca sendo tachada como algo prejudicial, vemos a sua contínua propagação, pois ela exerce um papel de manutenção social. Porém esta ferramenta social, às vezes, sofre o efeito de telefone sem fio, o tradicional causo popular de “quem conta com conto aumenta um ponto”, fazendo com que essa cause danos prejudiciais aos envolvidos, dando a fofoca sua má fama.
                Mas tirando o lado ruim que envolve a fofoca, podemos ver que esse hábito de falar da vida alheia já se tornou algo do ser humano, que traz até um pouco de prazer, o que talvez explique o sucesso das telenovelas da atualidade, em que nas rodinhas de amigos é um assunto muito invocado e associado com coisas cotidianas, o que ressalta implicitamente o papel daquela.
                Hoje, é impossível, por a gente viver em sociedade, a gente não falar dos outros, tanto porque são outras pessoas que te representam politicamente, que convivem com você, que mudam seus pensamentos (...) e é de fundamental importância você se interar sobre o envolto desses. Ou seja, se a fofoca tiver um fim, não será por agora, pois a mesma já evoluiu para coisas que você não se desvincula mais tão facilmente, como a mídia, a qual sofremos enorme influência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário