Man of science, man of faith


                Na avenida movimentada, as luzes duplicadas das máquinas correm em suas velocidades assustadoras. Para alguns, na direção de casa; na direção do tédio e da morte lenta para outros. O asfalto quente empurra as rodas emborrachadas através daquilo que os físicos chamam pares de ação e reação: os pneumáticos pressionam o betume para trás, e estes, por sua vez, mandam-nos seguir seus destinos escatológicos de todos os dias: sempre em frente.

                Um homem observa pela janela mal situada do seu pequeno apartamento no vigésimo andar de um prédio feio. Essa hora do dia é a pior, pensa, com a testa apertada contra a grade de ferro da janela que impede o voo, todo mundo tem pressa e a noite é tão inevitável. É a hora de pico dos veículos, ao pôr do sol as pessoas deixam seus trabalhos irrelevantes e vão ao reencontro de seus menos relevantes cônjuges. Ele pensa que se casar é render-se aos animalescos contratos sociais e ter filhos é perpetuar a desgraça. Mas é evidente que só diriam que ele é o desgraçado de pessimismo animalesco.


                Um caminhão, um ônibus e mais dois e três de um e outro. Há peso excessivo sobre o mundo. Mas isso é burrice. O homem só transforma o que tira da terra em outras coisas e o mesmo acontece em nível atômico na natureza. Um homem como este que se inclina contra a grade da janela não é capaz de começar a compreender e considerar as trocas de massa entre o nosso planeta e o resto do todo, ou seja, o universo. Por isso, considera que ele não pode ser responsabilizado de forma alguma pelo peso do mundo. Mas, como a desgraça está no seu sangue, sabe muito bem que, mesmo não produzindo do nada, o homem transforma o que é diverso no que é o mesmo. Que graça existe na uniformidade? Como nesses apartamentos pequenos e iguais a instâncias moleculares: não há graça.

                O transporte coletivo sobrecarregado força as pessoas a se tocarem e nenhuma delas parece muito contente com isso. Tocar não faz parte do contrato. Olham-se, falam-se, ignoram-se, sentem-se, mas o toque dá medo. É tão cru e primitivo, o homem já evoluiu deveras intelectualmente para se entregar a tal profano ato de selvageria. O rapaz da janela pousa a mão sobre a própria bochecha, onde uma barba amanhecida projeta-se. Tocar-se a si mesmo, além de redundante, também é profano. E pior: religiosamente condenável. Um homem não é forte o bastante para reinar sobre todos os outros homens; por isso botaram um rei no céu, para que ele nos reprima a todos e nos permita escapar das barbáries que naturalmente nos acompanham. Explico – o rei no céu se aborrece se o sujeito descontenta-se com o que lhe é dado; portanto, sorria e não se toque.

                O homem não pode colocar a cabeça para fora da janela porque há uma grade entre ele e o salto. Ele amaldiçoa os infernos e tudo o mais por isso. Mas finge ingenuidade ao forçar-se a ignorar o real culpado. Quem, em verdade, colocou a grade na janela?

2 comentários:

  1. Muito interessante sua metáfora, muito boa mesmo. Percebi um bocado de ironia por sua parte. Tenho uma visão diferente do Divino, não O percebo como um reprimidor que está prestes a me condenar por qualquer falha. O vejo como um amigo que está a me amparar e me ajudando em minhas dificuldades, que me indica o caminho certo. Comecei a desenvolver esse conceito depois que me desliguei de religiões, por mais que não as odeie, prefiro ter minha liberdade. Eu discordo do modo como a religião prega Deus às pessoas, faz com que estas tenham realmente medo Desde, e tudo o que fazem é pelo medo do inferno, acredito que todos devem agir para melhorar o que deve ser melhorado, pois como diz Descartes: "nada é tão bom que não possa ser melhorado". Assim fico na minha luta vital no qual estou submetido, sob minha ínfima condição humana e limitada. Confesso que tenho minhas dúvidas, tento saná-las, mas isso não me impede de crer nAquele que tantas vezes provou Sua existência.

    ResponderExcluir
  2. Tantas vezes provou sua existência? Queria, de verdade, que ele provasse algo pra mim. Maas isso é irrelevante.

    ResponderExcluir