Julgando-se o juiz de todas as causas?



The way you made them suffer, your exquisite wife and mother, fills me with the urge to defecate! "Hey Judge! Shit on him!"

Todos os nossos sistemas são falhos. Todas as instituições, mecanismos, normas e, principalmente, os seus respectivos administradores. Somos um tanto melhores do que nos tempos feudais europeus, mas, sinceramente, isso é mesmo grande coisa?

E o maior obstáculo é a ideia tão consolidada no senso comum de que é tudo imutável e inacessível. Imagino que isso seja uma das coisas que Kafka tenta transmitir em O Processo: nós nos sujeitamos às mais abjetas formas de violência física, moral, intelectual, e ainda concluímos que essa é a maneira, já que as decisões são tomadas por homens inumamos do alto de inacessíveis arranha-céus invisíveis.

Todo homem deve se apresentar para o serviço militar quando completa dezoito anos. E isso é normal, porque os homens inumanos precisam fazer suas guerras e policiar o mundo e administrar as suas riquezas expropriadas.

Todos devemos justificar as nossas rendas, ser eleitores atuantes, pagar impostos, limpar nossas calçadas, vestir roupas “apropriadas”, porque do contrário seremos marginalizados, excomungados, ostracizados, criminalizados, processados, condenados.

O sistema econômico é burro – além de assassino – e vive dando provas da sua falibilidade. Mas nós devemos nos sujeitar a mínimos salários e vales migalhas e executar funções degradantes e/ou mal valorizadas.

A carga tributária no país é uma das mais pesadas do mundo inteiro. Ainda assim, até a classe C já paga duas vezes por diversos serviços: plano de saúde, escola particular, transporte privado, etc.

Nós somos K., prestes a morrer à mercê da nossa própria estupidez.

2 comentários: