Futebol

Brasil, a terra samba e do futebol
    Apesar de as duas afirmações serem erradas e esteriótipos, não são ideias totalmente erradas, e como o título da postagem sugere, falarei sobre essa última. Brasil, a terrado futebol!

    Previamente já vou falando que não torço para time nenhum e acho que são vários os motivos para isto. Para começa meus pais não são fanáticos por nenhum time — para falar a verdade eu nem sei se eles realmente torcem para algum time — e acho que isto teve uma grande influência sobre mim. Devido a esse último fator eu tive que buscar algum motivo que me ajudasse a escolher o time para o qual eu pudesse torcer. "Bem, escolher o que está na liderança, o time mais forte, o que tem mais títulos seria fácil demais, não teria nem graça torcer". "No país tem muitos times para eu escolher, vou me ater ao time regional então. Mas há vários times regionais! Voltei ao mesmo problema. O que faz o atlético ser melhor que o vila ou o goiás e vice-versa, se estes dependem diretamente dos jogadores que vivem mudando de clube?" Vão a merda!!!
    Esse foi o motivo número 1! Motivo dois: qual é a graça de eu perder quase 2h do meu dia para assistir um bando de homens feios correndo atrás de uma bola? Só pra ter assunto para falar com os outros no dia seguinte? Vou mudar de canal e ver se acho algo mais interessante... e que de preferencia tenha mulheres bonitas.
    Ahh, só pra esclarecer, quando falo nenhum time, é nenhum time mesmo! Nem pra seleção brasileira torço mais (sim, já torci)! Isso, porque além dos fatores anteriores eu percebi que no futebol você não pode apenas torcer para um time, você tem que defendê-lo e isso inclui ofender o outro também (para que este outro possa defender) e talvez até agredir (verbalmente, moralmente ou até fisicamente). Fazendo as palavras "Para qual time você torce?" se tornarem quase mortais, nessa ordem. No mínimo estes dizeres trazem sequencialmente algum comentário de vangloria e superioridade do time do enunciador ou uma leve discussão sobre futebol. E não ouso dizer que o máximo teria como resultado a morte após uma briga, irracional.
    Por falar nisso, o que seria mais irracional do que brigar por um grupo de pessoas que nem te conhece, chegam a ganhar milhões a suas custas e que não estão nem aí para você? Matar, morrer, ser preso, ofender, ser ofendido, se irritar, levar hematomas para casa... o bom motivo para fazer isto é ganhar... respeito? Quem respeita vândalos? Um grupo de 10 pessoas que se dizem serem fãs número 1 do time mas que denigrem a imagem do mesmo? Enfim, você torcedor que vai para o estágio para xingar e descarregar o estresse e às vezes acaba empolgando, nunca parou pra pensar que muita das vezes você pode sair perdendo em vários aspectos?
    Por fim decidi torcer só pro time que eu estiver jogando! E já que sou terrível, não sou de jogar muito. Quase nunca para falar a verdade. E gosto de assistir as olimpíadas, porque quase nunca você vê alguém brigando na rua por causa da performance no trampolim, ou na ginástica artística, arremesso de objetos etc.
    Bem, mas eu não ia falar muito sobre mim... Lastima!
    Para vocês não ficarem no prejuízo então, vou finalizar com um trecho do que seria a pretensão do texto "original".

    A origem do futebol é meio incerta, mas aparentemente tanto o ocidente quanto o oriente chegaram, na antiguidade, a desenvolverem esportes semelhantes, mesmo não havendo um contato entre si. A única certeza é que o futebol como conhecemos hoje foi espalhado pelos europeus e eu acho que é essa a origem que nos interessa.
    Como eu disse, ninguém sabe exatamente como se desenvolveu este esporte, mas especulam que tenha um origem oriunda do império romano, em que devido a política do pão-e-circo muitas arenas (como o coliseu) foram construídas ao longo de toda a Europa, e cada uma delas continham suas particularidades (como por exemplo os leões famintos contra os gladiadores, era muito mais comuns na Península Ibérica do que na própria Roma).
    Numa destas particularidades, após o show sanguinário que levava o povo ao delírio, as pessoas sempre ficavam com o gostinho de "quero mais" e devido a isto o "rei local" (subordinado do senado e imperador de Roma) liberava a arena para os espectadores os quais terminavam de destroçar o corpo do ladrão/gladiador/escravo/bárbaro/etc. descontando toda a sua raiva no presunto, e já que muita das vezes o golpe final, e o mais esperado e pedido pelo povo, era a decapitação, quando liberavam a arena, era comum fazer uma rodinha para chutar a cabeça do coitado.
    Enfim, o resto vocês podem deduzir. Mas lembrando que é só especulação. Apesar de os estádios de hoje lembrarem o formato das arenas e o futebol lembrar muito a prática do pão-e-circo (diversão e bebida comida).
    Se aceitam isso como verdade, já é com vocês!
    Boa semana a todos!
    Lembrando que tem futebol aos domingos e quartas-feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário